quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Uma breve história


Em 2011 quando da criação do projeto “CVT e a Saúde” pensamos na primeira experiência de criar videoconferências que pudéssemos dialogar sobre saúde utilizando da estrutura da rede CVT para tal propósito. Nossa bem sucedida experiência nos permitiu que o projeto fosse escolhido como destaque no Festival de Projetos do CVT  naquele ano. 
Assim uma das vídeos que mais chamou a atenção foi a vídeo sobre hanseníase, um tema polêmico, cercado de crendices, mitos e preconceitos histórias que hoje se dissiparam graças ao esforço nos anos 70 do então jovem dermatologista que chegara a Passos.
Na época o nosso palestrante fora o Dr. Carlos Alberto Faria Rodrigues, abrilhantou com sua apresentação para ele costumeira de uma pessoa que foi capacitador de equipes de Hanseníase por todo o Brasil desenvolvendo programas do ministério da saúde e secretaria estadual de saúde.
Assim por conseqüência o Dr. Carlos propôs que em 2012 se criasse um SIG, ou seja, um grupo especial de interesse em Hanseníase e utilizássemos a rede cvt como propagadora do conhecimento sobre a Hanseníase em Minas Gerais. Assim nasceu o projeto REDE RUTE e CVT.
Uma vez apresentado o projeto de imediato a Sra. Lélia Ines abraçou o mesmo e encaminhou ao departamento técnico. Durante alguns meses, o pessoal de TI correu atrás, Olivan, André, Saulo, Ozório, todos ajudaram de alguma forma até que no final do ano foi possível a conexão da REDE RUTE – RNP  e rede CVT .
Assim seria possível a participação da Rede Universitária de Telemedicina com a Rede CVT e teríamos aqui em Passos um Grupo Especial de Interesse em Hanseníase. A partir daquele momento, o estado estaria ligado ao que há de melhor em Telemedicina com uma rede inovadora em sua capilaridade e tecnologia que é a Rede CVT/Uaitec. Podemos agora levar a ciência a todos os cantos de Minas Gerais através da rede CVT/UAITEC - Rede Rute e o SIG.
Porém quis o destino que o Dr Carlos adoece-se e após alguns meses em tratamento não foi possível a sua recuperação e infelizmente ele nos deixou hoje dia 20 de janeiro.
Quis também o destino que a REDE RUTE agora estivesse ligada a Rede CVT/UAITEC, assim o seu grande desejo hoje esta concluído nos restando agora manter e prosseguir o seu legado.
Ao Dr. Carlos a nossa admiração