sábado, 9 de fevereiro de 2013

UAITEC Passos recepciona Rondonistas


Os alunos rondonistas da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) finalizaram na última quinta-feira, dia 7 de fevereiro o ciclo de ações do Projeto Rondon 2013. Eles entregaram à instituição o “Troféu da Operação Canudos - Cabrobó /PE”, recebido pelo Diretor Executivo da instituição Dácio Lemos Martins no Bloco 2 da FESP, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT. Dácio ressaltou a importância da participação deste projeto na consciência política dos alunos.
O coordenador do Projeto Rondon da FESP, professor Itamar Faria também participou do evento onde enfatizou a importância da responsabilidade social futura dos alunos participantes e que os mesmos teriam condições de desenvolver trabalhos sociais em Passos. “A entrega foi emocionante, com apresentação de vídeos, testemunhos e fotos dos rondonistas da FESP atuando de forma cidadã no município contemplado”, relata a professora Marisa Lemos, coordenadora da equipe juntamente com a professora Heliza Faria.
A Operação Canudos ocorreu na cidade pernambucana de Cabrobó entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013, tendo como Centro Regional a cidade de Petrolina (PE). Os alunos desenvolveram várias atividades voltadas ao desenvolvimento social objetivando a cidadania. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
A FESP juntamente com o Projeto Rondon acredita que estas ações consolidam o universitário brasileiro no sentido da responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Os relatos dos participantes destacam a importância das ações realizadas para a população do local.
“O Projeto Rondon permite uma identificação social traduzida em uma experiência única onde nós adquirimos uma maturidade prática que é impossível de ser adquirida somente em sala de aula. Agradeço aos amigos que fiz, à coordenação do projeto e à FESP pela oportunidade. O Rondon é sonho que se sonha junto”, afirmou a aluna do curso de Direito, Juliana Natália Rodrigues Ribeiro.
FONTE: Coordenação de Pesquisa e Extensão FESP/UEMG - CPEX