A FESP


A Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP – foi instituída pela Lei Estadual n.º 6.140 de 10.09.1973 em substituição à Fundação Faculdade de Filosofia de Passos, existente desde o ano de 1963. O Decreto Estadual n.º 16.998 de 20 de fevereiro de 1975 aprovou o Estatuto da FESP.
Em abril de 1990, em função do art. 81, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, que criou a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, a FESP optou por integrá-la, após ampla consulta ao corpo discente, docente e administrativo da instituição e à comunidade passense.
A UEMG foi criada pelo art. 81 das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais em 1989, como entidade publica, sob a forma de Autarquia, com reitoria na Capital e Unidades localizadas nas diversas regiões de Minas Gerais. O § 1 do art. 82 da Constituição Estadual facultou às Fundações Educacionais de Ensino Superior instituídas pelo Estado, optar por serem absorvidas como Unidades da UEMG. Este procedimento foi praticado à princípio por nove instituições sediadas nas cidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, Lavras, Passos, Patos de Minas e Varginha. Atualmente as instituições associadas à UEMG estão sediadas nas cidades: Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos.
A FESP – Fundação de Ensino Superior de Passos, integra a UEMG na medida em que foi criada por Decreto Estadual e a modificação havida não invalida os contratos anteriores firmados. Por isso é associada e seu campus é considerado também como Campus da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.
A FESP é mantenedora de onze Instituições de Ensino. Atualmente a FESP funciona em 14 blocos distribuídos no município de Passos. Para melhor atender toda essa estrutura, foi necessário dividir em blocos, pois o prédio principal (bloco 1) que é próprio, já não comporta todos os cursos e IES criadas ao longo da existência da FESP.