terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FESP promove Videoconferência para alunos da rede UAITEC

Acontece no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, a primeira videoconferência do ano promovida pela FESP para a Rede CVT/UAITEC. A palestrante será a Dra. Marisa da Silva Lemos, com Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Mestrado pela Universidade de Manchester. Atualmente a professora é responsável pelo acompanhamento dos alunos da FESP para o Programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal.
Segundo o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas, o convite para a Dra. Marisa ministrar a palestra tem por objetivo conscientizar os estudantes universitários para a necessidade do conhecimento de uma língua estrangeira. “O Governo Federal está promovendo um trabalho brilhante que é o ‘Ciências sem Fronteiras’ em que nossos estudantes vão para as melhores universidades do mundo, para aprimorar seus conhecimentos e depois de um tempo retornar para o Brasil onde ensinarão o que aprenderam. Porém o que temos visto é que vários candidatos muitas vezes são desclassificados devido à falta do domínio de uma língua estrangeira”, explicou o presidente ressaltando que a Dra. Marisa por ter feito um Mestrado fora do país tem totais condições de orientar e mostrar para todos os estudantes interessados a necessidade do conhecimento de uma outra língua.
“Estamos apenas unindo o útil ao agradável. Com a criação da Rede UAITEC o Governo de Minas está disponibilizando para cada polo conveniado 300 vagas para cursos de línguas dentre elas o Inglês, Francês, Espanhol e o Português com previsão de início das aulas para o próximo dia 4 de março. O que queremos então, é dar uma perspectiva para todos os estudantes da Rede UAITEC do Estado sobre o que podem esperar deste curso”, finalizou.

Videoconferências reconhecidas

Com várias videoconferências realizadas, a FESP foi premiada recentemente pela realização de uma série especial com o tema “CVT e a Saúde” onde professores da FESP dividiram um pouco de seu conhecimento com internautas de todo o Estado de Minas Gerais.
Intermediado e apresentado pela jornalista Luciana Grilo Ricardino, integrante do Departamento de Comunicação e Marketing da FESP, o projeto recebeu Menção Honrosa no Festival de Projetos da SECTES - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
Desta forma, segundo o presidente da FESP professor Fábio kallas, com a experiência adquirida em outras videoconferências, em 2013 a FESP pretende utilizar a Rede UAITEC para difusão de informações e conhecimento através de palestras, entrevistas e exibição de reportagens produzidas pela equipe do programa de TV FESP em AÇÃO.
“A videoconferência é uma ferramenta importante da Rede CVT, que facilita a interatividade e a troca de conhecimento. Como nossa unidade está dentro de uma Instituição de Ensino Superior, a FESP, queremos compartilhar este acesso ao conhecimento acadêmico com o maior número de pessoas possível, através desta teia que é o CVT”, explica a jornalista e professora da FESP Luciana Grilo Ricardino que já prepara uma série de videoconferências para o primeiro semestre.

SERVIÇO
Videoconferência com palestrante: Dra. Dra. Marisa da Silva Lemos
Título: A Graduação e Pós-Graduação no Exterior: Uma Experiência no Reino Unido
Público Alvo: Alunos dos Cursos de Línguas da UAITEC e Estudantes em Geral
Dia: 20 de Fevereiro
Horário: 14h

Participantes: Coordenador do CVT/UAITEC de Passos José de Paula Silva e da jornalista Luciana Grilo Ricardino