sábado, 9 de fevereiro de 2013

Jovem Aprendiz Ano II


Representantes do SENAC Guaxupé estiveram reunidos no UAITEC Passos com diversas empresas de passos que irão participar do programa Jovem Aprendiz. As representantes do Senac,Patricia da Gloria Poloniato e Ana Carolina Portugal reuniram com as empresas que encontram em processo de seleção.
Participaram as empresas: Walmart Brasil LTDA, Luiz Tonin Supermercados, Sacolão Oliveira Abreu, Magazine Luiza, Prossegur Brasil Transportadora de valores, Minasbeb Comercio de bebidas, Comercio de Alimentos Rilda (Supermercado São Gerônimo), Unissul Supermercados e Globex Utilidades (Ponto Frio).

Segundo o diretor  da Escola SENAC Alexandre Roberto de Carvalho o programa Jovem Aprendiz Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.

Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes. 

O UAITEC Passos tem participado ativamente do programa,, e a primeira turma conta com mais de 70 aprendizes que irão concluir a capacitação em setembro de 2013. Porém devido a demanda a segunda turma foi criada e a previsão do inicio da capacitação é em março de 2013 com duração de um ano.