terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Governador Antonio Anastasia lança programa gratuito de educação à distância

O governador Antonio Anastasia preside, nesta segunda-feira (18), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, a solenidade de lançamento da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O objetivo da iniciativa é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão, por meio do ensino à distância gratuito.
A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados, sendo que 84 deles são Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) já em funcionamento, que serão convertidos em Uaitec, ampliando o acesso à educação superior gratuita e de qualidade. Cada unidade conta com duas salas de educação à distância (com avançado sistema de videoconferência), padronizadas para atender 25 alunos cada uma. Serão instalados ainda 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro.
Na ocasião, o governador assina documento de criação do Programa Idiomas para a Cidadania e autoriza a implantação de 120 unidades da Uaitec. As universidades federais de Alfenas (Unifal) e Viçosa (UFV) também assinam termo de adesão à iniciativa.

Idiomas para a Cidadania
Os primeiros cursos ofertados são de idiomas (inglês, português, francês e espanhol) nos níveis básico, pré-intermediário, intermediário e avançado, e terão início neste mês, em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de São Paulo (USP) e o Instituto Cervantes.
Serão oferecidas 30 mil vagas, numa ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para facilitar a internacionalização do Estado e habilitar os mineiros a pleitear atividades melhor remuneradas de acordo com a exigência do mercado.
A inscrição é gratuita, aberta a alunos do ensino médio/técnico e universitários, sendo feita pelo site (www.uaitec.mg.gov.br). Cada unidade terá 300 vagas, sendo 12,5% das vagas para pretos e pardos egressos da rede pública e 12,5% por alunos de escola pública, que contam com o Programa Ciência e Tecnologia na escola.
No curso de inglês intermediário está sendo criada uma plataforma avançada para facilitar também o ingresso de estudantes no programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, com a oferta de mais 2 mil vagas.
 
Laboratórios virtuais
Nos chamados laboratórios virtuais, os alunos poderão vivenciar de forma prática o conteúdo aprendido em aula. A ideia é inserir Ciência e Tecnologia na educação e, posteriormente, compartilhar este material com a rede de ensino público de Minas Gerais.
Contemplando oito áreas de formação (matemática, informática, bioquímica, arquitetura, física, letras, química e biologia) esses laboratórios são ambientes eletrônicos para experimentação à distância, que visam produzir resultados usando informações obtidas por meio das tecnologias de comunicação.
Eles incluem jogos educativos, simuladores de laboratórios e vídeos informativos. Um dicionário de libras será ofertado dentro da área de letras, incluindo verbetes típicos de Minas Gerais. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).



Em Passos diversos alunos assistiram a cerimônia de inauguração da UAITEC em Belo Horizonte, alem de representantes no auditório JK na cidade administrativa.