quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Eu aprendi que testemunha é aquela pessoa que viu e ouviu...

Mara Vaz Ribeiro Pereira
Coordenadora do NAE do CVT de Passos
Eu aprendi que testemunha é aquela pessoa que viu e ouviu...
Então, quero testemunhar... Sabe, eu vi e ouvi a transformação de algumas pessoas... Elas chegaram ao CVT, um tanto quanto tímidas, incrédulas, considerando-se incapazes, tristes até... Parecia que buscavam algo que nem mesmo elas sabiam o que era...
São pessoas já na melhor idade, consideradas como que de missão cumprida na vida e que pensavam não conseguir aprender mais nada. E, pensa você que são pessoas de baixo poder aquisitivo, que não têm mais nada prá fazer? Nada disto! Pelo contrário, uma delas, aliás, aquela que me inspirou a presente narrativa, ao cadastrá-la, quando perguntei sobre sua renda, ela apenas respondeu: - hum! Até cinco mil! Eu, pobre mortal, pensei comigo: - porque será que essa mulher não está por aí fazendo compras, ou viajando, ou... E imediatamente me veio a resposta: - Ora, ela veio aprender! É certo que demonstrava um pouco de má vontade ou simplesmente não acreditava que alcançaria algum resultado, gratuitamente, ali, naquele simples lugar! Porém, ela foi a primeira a se submeter à avaliação do curso que acabava de iniciar e, com grande satisfação, me disse sorrindo: - Fui aprovada! Onde pego meu certificado?
Eu vi o seu sorriso no rosto! Aquele semblante altivo, porém, triste, deu lugar a um aspecto de vitória, de bem estar, de quem conquistou algo em um momento da vida em que tudo estava tão sem graça! E mais, as amigas que a acompanhavam também quiseram e querem alcançar a mesma vitória!
Outra das amigas comentou sobre o sentimento que tinha diante de seus filhos e marido quando se tratava do conhecimento em informática, uma vez que, sempre debocham dela, considerando-a “burra”. Agora, ela vai se vingar, pretende aprender tudo sobre o assunto, sem que eles saibam para, então, ...ahahahahahahahahaha!
Sei dizer que aquelas três amigas já contagiaram outras e estão todas freqüentando o CVT, muito estimuladas! Hoje, por exemplo, dia 23.08.11, o CVT está “bombando”...!
Bem, se para tais pessoas os cursos do CVT têm feito tanto bem, estamos acreditando e investindo com dedicação no “PROJETO CVT e a SAÚDE”.
Sabendo que, atualmente, 80% (oitenta por cento) das pessoas que procuram pelos serviços da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Passos (MG) apresentam-se mais doentes da alma do que do corpo, ou seja, são pessoas carentes de ser, carentes de sentido da vida do que propriamente organicamente doentes, fizemos uma parceria no sentido de que a Unidade, identificando tais casos, os encaminhe para o nosso CVT. Aqui, entrevistamos a pessoa, descobrindo qual o curso que mais atrairia sua atenção e dedicação e estimulamos para que ela, acreditando em si mesma, possa encontrar um novo sentido para sua vida. Assim, pretendemos o descongestionamento da UPA local, o processo de capacitação das pessoas com a inclusão digital, social e até profissional.
Estamos nos primeiros três dias do projeto e já recebemos cerca de dez encaminhamentos. Pretendemos acompanhar cada caso, medindo a freqüência de retorno de tais pessoas à UPA, além, é claro, de seu comportamento e esperada transformação no decorrer dos próximos dois meses.