Wellington de Castro, um dos sócios da empresa.
O Centro Vocacional Tecnológico da FESP é o primeiro em Minas Gerais a ter uma empresa incubada. A “Inova Social”, empresa de marketing digital vai receber - durante pelo menos um ano - todo o suporte necessário para que o investimento se estabeleça no mercado. O Centro Vocacional Tecnológico é uma aposta do Governo de Minas em inclusão social através da inclusão digital. O projeto foi idealizado pelo então deputado federal, hoje secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues que visitou a FESP ontem à tarde em companhia do deputado estadual Zé Maia.
O secretario Narcio Rodrigues destacou o desempenho do CVT e de todos os projetos desenvolvidos pela FESP. “As novidades da FESP já não me surpreendem mais. A FESP é um laboratório de resultados no Ensino Superior e Tecnologia que precisa ser visto em toda Minas Gerais”, afirmou Narcio Rodrigues.
A empresa incubada foi criada pelos estudantes Wellington Cesar de Castro, Tales Machado e Cássio Quintino e é uma gestora de marketing em redes sociais na internet (facebook, twitter e Orkut). A incubadora funciona dentro do núcleo de empreendedorismo do CVT da FESP e oferece toda a estrutura necessária para que a empresa cresça e se estabeleça.
“Podemos usar as instalações da FESP, além do espaço físico temos computador, acesso à internet, sala de reunião e telefone”, explica um dos sócios da empresa Wellington Cesar de Castro.
Além da infra-estrutura, os sócios poderão contar com o apoio técnico de professores da FESP para planejamento, controle fiscal, administrativo e financeiro da empresa. “Isso é muito importante porque temos orientação de profissionais capacitados na área que estão nos ajudando desde a criação do CNPJ da empresa. Além disso, não tivemos de pedir empréstimos em banco e podemos contar com a credibilidade que a FESP tem”, avalia o empresário.
O núcleo de empreendedorismo existe há dois anos e é aberto para a comunidade. São oferecidos cursos de planos de negócios, assessorias além do incentivo ao empreendedorismo. “O núcleo pode orientar o micro e pequeno empresário em como abrir, desenvolver o seu negócio, quais são os passos e os planejamentos prévios necessários e também temos parcerias com o SEBRAE e com SENAC que nos dão suporte inclusive para outros tipos de cursos”, afirma o professor Olney Bruno da Silveira Júnior, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da FESP.
Segundo ele, a incubadora funciona como um instituto que cuida da empresa em todos os segmentos administrativos até que ela tenha condições de “caminhar com as próprias pernas”. “Até que tenha 24 ou até 36 meses de vida, para que ela se torne uma empresa adulta e forte. Oferecemos a ela apoio em gestão empresarial, assessoria jurídica e contábil e verificamos, inclusive, possibilidade de captação de recursos junto ao FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), e à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)”, explica.
Segundo o coordenador do CVT, José de Paula Silva, o centro pode incubar até três empresas ao mesmo tempo. O CVT da FESP é o primeiro do Estado a utilizar a incubadora. “Por incrível que pareça nenhum dos outros CVTs conseguiu ainda incubar uma empresa, esta será a primeira empresa incubada dentro de um CVT em todo o Estado de Minas Gerais. Talvez esse seja o grande destaque para essa empresa que está surgindo agora”, avalia o coordenador que comemora o sucesso do centro. “Nós estamos com uma média muito alta mesmo, principalmente pelas demandas que estão começando a surgir. Hoje, por exemplo, nós estamos com uma média de 1.500 acessos por mês nos cursos do CVT, isso representa mais de cem pessoas acessando algum curso do CVT por dia. Estamos com, no mínimo, cinco alunos novos por dia no centro”, afirma.
O presidente do Conselho Curador Fábio Pimenta Esper Kallas destacou a importância da FESP para o desenvolvimento regional. “O desenvolvimento passa pela universidade, portanto estamos criando condições para que nossos pesquisadores desenvolvam mais projetos inovadores, para que surjam mais empresas de base tecnológica, bem administradas e o que é principal, com o acompanhamento e orientação de professores especializados na área. Em breve poderemos dizer que Passos não é somente um pólo regional, mas um pólo extraordinariamente importante para o Governo do Estado”, afirma.
Fonte: Agência Escola