sexta-feira, 30 de março de 2012

Municípios mineiros participam de videoconferência sobre Hanseníase

O evento reuniu mais de 40 CVTs distribuídos em Minas Gerais. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Passos transmitiu nesta quarta-feira (28) videoconferência sobre a Hanseníase, ministrada pelo médico da Superintendência Regional de Passos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Alberto Faria Rodrigues, também conhecido por ser uma das maiores referências brasileiras no assunto e o grande responsável pelo portal da Hanseníase. 
Foram capacitados profissionais de saúde por meio dos CVTs, beneficiando cerca de 45 municípios mineiros, sobre os principais aspectos enfrentados no combate à Hanseníase, uma vez que o Brasil é o segundo país em número de casos novos, perdendo somente para a Índia.  O principal objetivo da ação pioneira é sensibilizar os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos acerca da Hanseníase e o incentivo ao diagnóstico precoce.

A apresentação teve início com um vídeo explicativo sobre a patologia, seguida de debate entre os participantes, que puderam esclarecer todas as dúvidas de forma interativa com o especialista.

“O nosso trabalho é levar o conhecimento a toda Minas Gerais, e nada mais justo que utilizar os mais de 80 CVTs do estado nesse processo”, destacou o coordenador geral do CVT de Passos, José de Paula.  A unidade pretende desenvolver outra videoconferência sobre a hanseníase. A próxima terá o médico e especialista no assunto, Wesley Campos. A data e o horário podem ser acompanhados pelo site da inclusão digital, (http://www.inclusaodigital.mg.gov.br/video-conferencia/agenda/).

Segundo a referência técnica em Hanseníase da Regional de Saúde de Passos, Maria Ambrosina Cardoso Maia, a ação foi criada no sentido de colocar a sociedade a par da doença, estimulando cada vez mais o policiamento, e a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase para que o diagnóstico possa ser pensado ao se examinar o paciente, mesmo numa consulta de rotina e não direcionada somente para aspectos dermatológicos. “Por apresentar sintomas aparentemente simples e indolores, a hanseníase pode ser totalmente ignorada ou atribuída. Dar pouca importância à aparição dessas lesões cutâneas e o comprometimento neural podem resultar em deformidades físicas”, explicou.

Projeto CVT e a Saúde, Ano II

A videoconferência sobre a hanseníase faz parte do projeto “CVT em Ação, Ano II”, inciativa do CVT de Passos, com a Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), e iniciada em 2011. O programa consiste na discussão de temas educativos com a comunidade, via videoconferências realizadas dentro das unidades da Rede CVT Mineira. De acordo, com o coordenador geral do CVT de Passos, José de Paula, os encontros aconteçam pelo menos duas vezes por mês. “À medida que o projeto foi crescendo, percebemos os temas que deveriam ser discutidos, e a necessidade de serem constantes”, relatou.

Segundo o setor de tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), os CVTs têm condições de colocar em rede de videoconferência 80 cidades com capacidade total para mais de 2 mil pessoas. “Os CVTs estão em todas as regiões do estado, norte, sul, triângulo mineiro, zona da mata e a rede ainda vai se expandir mais. Em breve serão 100 unidades”, afirmou o engenheiro de telecomunicações, Cristiano Ozório, responsável pela gestão de videoconferências.