segunda-feira, 5 de março de 2012

APL e o BNDES

Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, Ricardo Andrade, coordenador dos Arranjos Produtivos Locais do setor moveleiro e de confecções e da Apicon (Associação Passense das Indústrias de Confecções), e a coordenadora de pesquisa da extensão da Fesp, Marisa da Silva Lemos, participaram de uma reunião no estado do Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para acertar detalhes de uma parceria da Apicon com o banco para facilitação na tomada de crédito pelos empresários passenses.
As negociações já vinham ocorrendo desde o ano passado e ganharam impulso no II Encontro dos APLs de Confecções e Móveis Rústicos realizado no dia 9 de dezembro do ano passado, quando a Apicon teve proposta de oferecer linhas de microcrédito para os empresários formais e informais, como parceira do BNDES, uma vez que em Passos o banco não conta com nenhum repassador, ficando restrito à parceria do Banco do Brasil, mas não para linha exclusiva de microcrédito.
O APL se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante e que podem compartilhar formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Podem ser incluídas pequenas, médias e grandes empresas.
O primeiro APL a ser criado será o de confecções, pois o setor já vem se preparando há algum tempo para isso. Nesta primeira reunião foram decididas ações a serem realizadas no grupo para que possa ser elaborado o Plano de Desenvolvimento e diagnóstico setoriais.
A participação do CVT de Passos será fundamental atendendo às demandas de capacitação profissional do setor e funcionando como um elo de interlocução com parceiros já identificados como Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros. “As ações previstas para os APLs estão entre as ações do CVT. Iremos fornecer suporte para a criação do APL de confecção inicialmente, com a infraestrutura física, funcionando em uma das salas do CVT. Além disso, diversas ações serão propostas com a realização de cursos e encontros”, disse o coordenador geral do CVT, José de Paula.