quarta-feira, 10 de outubro de 2012

APL Moveleira: O novo desafio.


Foi realizada no último dia 8 de outubro a primeira reunião do Grupo Moveleiro de Passos no CVT de Passos da FESP.
A indústria moveleira vem se destacando pela qualidade de seus produtos, pelo design e pela durabilidade de seus móveis rústicos e finos, com um acabamento diferenciado. Um comércio forte, aliado à tradicional hospitalidade mineira faz do turismo de compras em Passos um diferencial para quem visita a cidade.
Segundo dados do Sebrae o Pólo moveleiro de Passos é formado  por cerca de 140 fabricantes de móveis sendo que a linha produzida é predominantemente de móveis rústicos com toque e acabamento moderno; móveis finos modulados e móveis em alumínio para área de lazer. A produção mensal é cerca de 30.000 peças por mês, variando entre cadeiras, armários, mesas e adornos com geração de 3000 empregos diretos.
Um dos desafios do pólo moveleiro de Passos é a capacitação de mão de obra. Segundo Ricardo Andrade, a produção de Passos é comercializada em São Paulo, tanto capital como interior, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Belo Horizonte e, em menor quantidade, para o Nordeste. “A maioria dos compradores são lojistas que revendem para o consumidor final”. 

Rede de Inovação Tecnológica
Semelhante ao que esta sendo realizado com a Indústria de confecção foi realizada no último dia 8 de outubro uma reunião entre representantes da Indústria Moveleira, Professores da Fundação de Ensino Superior de Passos, Banco do Brasil e  Coordenadores do Centro Vocacional Tecnológico. 
O projeto surgiu do incentivo do professor Fabio Kallas, presidente do Conselho Curador da FESP, a um grupo de professores para a participação em um edital de implantação de redes tecnológicas nos municípios mineiros junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em agosto de 2011. Entre 12 projetos aprovados, a FESP ficou classificada em 4º lugar em todo o Estado.
A APL (Aranjo produtivo Local) se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante e que podem compartilhar formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Podem ser incluídas pequenas, médias e grandes empresas. As vantagens são o desenvolvimento regional através de aumento da oferta de emprego, fixação de capital na região, aumento dos lucros, melhoria da capacitação dos funcionários, aumento de produtividade, entre outros.
O primeiro APL criado foi o de confecções, porém o grupo moveleiro já apresenta uma estrutura definida o que facilitou a organização do APL Moveleiro.