terça-feira, 30 de outubro de 2012

A missão do CVT de Passos


No ano de 2011, na edição do Boletim da Semana de Ciência e Tecnologia  tivemos a oportunidade de comentar sobre o Papel do CVT de Passos e dos objetivos do programa de inclusão social e digital proposto pelo Governo de Estado de Minas Gerais, através do programa de Inclusão Digital.
Tivemos a oportunidade de ressaltar que o Projeto Estadual de Inclusão Digital, sob a gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, tem como finalidade preparar os cidadãos para o futuro, por meio da universalização do acesso à internet, treinamentos profissionalizantes, laboratórios vocacionais, pesquisas e videoconferências, possibilitando o desenvolvimento social autossustentado, novas oportunidades de trabalho, difusão de conhecimento e melhoria da qualidade de vida.
Por outro lado uma estratégias que julgo ser das mais “geniais” é tentar induzir o próprio município e os CVTs buscarem seus caminhos a partir e com chegada nos objetivos propostos pelas SECTES, considerando principalmente as particularidades dos municípios e suas vocações regionais bem como o papel e capacidade de suas gestoras.
Assim o CVT da FESP tem como proposta promover a inclusão digital e social principalmente a partir de escolas e Associações que tenham como público as crianças em idade escolar.
Não obstante durante o mês de outubro em especial neste período da semana nacional de ciência e tecnologia, gostaria de comentar sobre dois episódios do CVT.
Deste o inicio da atividade do CVT a FESP, Fundação de Ensino Superior de Passos tem atuado de forma incisiva nas ações do CVT. Contanto com um parque de mais de 500 computadores, frequentemente estes equipamentos necessitam de serem susbtituidos e muitos deles possuem vida útil de mais alguns anos. Assim o Presidente da FESP prof. Fábio Pimenta Esper Kallas tem recebido pedidos de doação de computadores, porém no momento da doação é oferecido a parceria com o CVT. Desta estratégia existem hoje diversos “pólinhos” que funcionam como extensões do CVT. Já foram atendidos ONGs e escolas. Dentro da própria FESP hoje existe um laboratório do Centro de Ciências para atender aos alunos que frequentam o local. Assim projetos como o AMAR (Projeto de apoio a crianças do bairro Coimbras) e mesmo em Igrejas como Presbiteriana também do bairro Coimbras oferecem os cursos do CVT a partir de computadores doados pela FESP.
Neste mês diversas instituições que promovem ações de inclusão digital, receberam computadores da FESP por meio de contrato de comodato. Este computadores são todos revisados pelo departamento de informática e prontos para uso. A primeira instituição a receber os computadores foi o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cássia, beneficiado com 10 máquinas. O Presídio de Passos também recebeu a mesma quantidade de computadores que serão utilizadas no Núcleo de Ensino e Profissionalização. A FESP atendeu ainda a Associação Reintegrar e a Associação Sagrada Família oferecendo nestas instituições cursos do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) da FESP. A Diretora de Atendimento e Ressocialização do Presídio de Passos, Nágila Medeiros Couto, destacou a importância da oferta dos computadores. “A escola do presídio tem 12 alunos no Ensino Médio, 14 no fundamental e 8 na alfabetização e ter computadores é um grande estímulo para eles. O coordenador do CVT visitou esta semana a APAC (Associação de proteção e assistência aos condenados) para ver “in loco” o trabalho de implementação da sala de informática com os cursos do CVT.
O parceiro mais importante da inclusão digital é a educação. A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Note que educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste mesmo processo. 
O CVT da FESP prioriza a inclusão digital e a formação dos professores da rede pública e particular, alavancando o conhecimento que somente a Universidade pode gerar de forma singular e compartilhada. Esta é a nossa missão.