quinta-feira, 26 de abril de 2012

CVT Passos da FESP apresenta projeto no II seminário de coordenadores do CVT

          
No último seminário realizado em Caetanópolis entre os dias 22 e 25 de abril de 2012, o CVT Passos da FESP apresentou a proposta do CVT e a Saúde - Ano II. Na oportunidade a Superintendente de Inovação Social, Lélia Inês Teixeira manifestou o seu apoio ao projeto, inclusive realizando a nota técnica de recomendação do projeto junto ao diretor de tecnologia da Sectes, Olivan Rodriguez.Segundo o diretor de Tecnologia da Sectes, a secretaria ira tentar viabilizar junto a RNP a conexão da Rede Rute de Telemedicina a rede CVT o que poderá viabilizar o SIG de Hanseníase.
          
SIG DE HANSENÍASE
Na oportunidade foi apresentado o SIG de Hanseníase aos participantes do encontro. O SIG (Special Interest Group, Grupo Especial de Interesse) é um grupo nas Especialidades da Saúde. paticipam do SIG a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP-UEMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo o setor responsável da Instituição: Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisas em Hanseníase (NAEPH).

O objetivo do SIG é promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da Hanseníase, com uso de tecnologia das comunicações e das informações, em especial da ferramenta da videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas, com o objetivo de discutir diagnósticos, condutas e tratamentos, promovendo o aprimoramento científico na área e tentando desenvolver trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino interessados. 

O Responsável pelo SIG de Hanseníase será o Dr. Carlos Alberto Faria Rodrigues reconhecidamente uma das maiores referências brasileiras em Hanseníase, e responsável pelo portal da Hanseníase Médico, dermatologista, coordenador do NAEPH (Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisas em Hanseníase da FESP/UEMG) O Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa da Hanseníase (NAEPH) é responsável por programas de capacitação em hanseníase, sendo que O NAEPH tem parceria com o Governo de Minas e com a ONG inglesa LRA (Leprosy Relief Association).