quarta-feira, 9 de maio de 2012

Concurso escolhe Slogan para Arranjo Produtivo Local


Durante 30 dias, cerca de 50 alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) participaram de uma competição para a escolha do slogan que será utilizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções em Passos.
  
Segundo o Coordenador do Curso de Comunicação Social, Prof. Me. Firmino Júnior, "a parceria com o APL tem gerado bons frutos para a FESP como um todo e o Curso de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, também tem feito parte dos projetos. Recebemos mais de 50 slogans e a comissão teve muito trabalho em escolher, porque realmente eram todos muito bons", concluiu.
    
Em primeiro lugar com 24 pontos foi escolhido o Slogan: “APL, aqui o desenvolvimento é moda”, criado pela aluna Vívian Carneiro do 3º período. Em segundo lugar foi escolhido o slogan “Qualidade com união e coletividade”, da estudante Natália Vieira do 3º período. Em terceiro lugar foi escolhido o trabalho da estudante Laryssa Reis Carvalho, aluna do 1º período: “Moda, vista uma ideia”.
     
As três alunas receberão um certificado e todos os alunos participantes ganharam pontos como Atividade Complementar de Graduação.
  
O que é o APL
O APL – Arranjo Produtivo Local – se caracteriza por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante e que podem compartilhar formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Podem ser incluídas pequenas, médias e grandes empresas. “As vantagens são inúmeras entre as quais podemos citar desenvolvimento regional através de aumento da oferta de emprego, fixação de capital na região, aumento dos lucros, melhoria da capacitação dos funcionários, aumento de produtividade, entre outros”, enumera a professora Marisa Lemos, coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP.  
   
Segundo o presidente da APICON, Laerte Francisco Rodrigues Junior, diretor administrativo da empresa de confecção Symon Rio, o objetivo de se criar um APL é antigo na associação. As reuniões foram iniciadas em 2008 e agora com o apoio da FESP, Sebrae, Prefeitura e outras instituições o projeto irá se concretizar. “Temos boas expectativas. Acredito que agora com um cronograma de ação estabelecido ficará mais fácil. O setor de confecção está sofrendo muito com a concorrência de outros polos que estão se articulando para sobreviver no mercado. Aqui em Passos, esta articulação é fundamental, principalmente com relação à Avenida da Moda que é muito extensa e falta um pouco de infraestrutura para suportarmos grande volume de compradores. Temos que nos organizar para alcançar objetivos maiores”, frisou Laerte.