quinta-feira, 26 de abril de 2012

CVT Passos da FESP participa do Programa Intel® Aprender


O Programa Intel Aprender foi projetado como uma iniciativa informal e extracurricular, dedicada a centros tecnológicos que, por sua vez, estão voltados à comunidade. Tendo como público-alvo alunos entre 10 e 18 anos de idade, a iniciativa é voltada principalmente a comunidades em que é restrito o acesso à tecnologia em casas e escolas. A iniciativa pode proporcionar centros tecnológicos comunitários com ampla infra-estrutura, desde instalações novas e sofisticadas até as mais simples e com menos recursos. Em todo tipo de comunidade, o Programa Intel Aprender maximiza o impacto da tecnologia disponível sobre os jovens através do poderoso modelo de aprendizado.
Na proposta do programa o CVT da FESP serão formados pela Intel os Mediadores Seniors, cuja  formação ocorrera entre maio e julho através de uma plataforma EAD.

Em seguida o CVT Passos de a FESP ira promover os cursos de formação de mediadores, cuja capacitação será feita de forma presencial com auxilio de plataforma EAD assíncrona.

Em uma terceira fase os mediadores irão formar os aprendizes cujo finalidade  da formação é dominar as habilidades necessárias para competir no século XXI, fundamentados em conhecimentos de tecnologia, pensamento crítico e colaboração. No desenvolvimento dessas importantes habilidades, os alunos usam a tecnologia atual para concluir projetos práticos e relevantes que exigem trabalho em equipe e raciocínio lógico. 

Projetos Baseados na Comunidade
O programa ensina através do envolvimento dos alunos (aprendizes)  em projetos e atividades relacionados a suas próprias comunidades. Com o apoio do CVT da FESP no programa Intel Aprender  os alunos poderão elaborar pesquisas comunitárias e imediatamente mostrar os resultados aos pais através de uma apresentação multimídia. Podem ainda criar anúncios publicitários que promovam atrações da comunidade para os turistas. À medida que usam o computador para desenvolver esses projetos, os jovens aprendem que a tecnologia é uma ferramenta útil para coletar informações, resolver problemas, transmitir idéias e ainda ajudar as comunidades locais. O Programa Intel Aprender faz parte da iniciativa Intel Inovação em Educação, um compromisso global que conta com a colaboração de educadores e governos líderes do mundo todo para inspirar a inovação no ensino e aprendizado, bem como ajudar os estudantes de hoje a vencer na economia movida pelo conhecimento. 

O CVT de Passos da FESP
O CVT de Passos pertence a Rede Mineira de CVTs, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG). O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

Apresentação do Programa Intel Aprender - Seminário de coordenadores dos CVTs



Centro Vocacional Tecnológico de Passos 
Av. Juca Stockler, 1130, Belo Horizonte | Passos / MG 
(35) 3529 6031