sábado, 29 de outubro de 2011

FESP INOVA: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Mais de duas mil pessoas participaram nesta segunda-feira, da abertura do I FESP INOVA, realizado no Espaço Tropeiro. O evento marca a participação a Fundação de Ensino Superior de Passos na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Doutor Arquimedes Diógenes Ciloni, que é subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante toda esta semana, serão realizadas cerca de 60 palestras, mais de 40 minicursos, além de oficinas, apresentações de trabalhos científicos, concurso e exposição de fotografia, workshops e cursos variados. Todas as atividades são voltadas para a aplicação de ciência e tecnologia em projetos de sustentabilidade.
O objetivo do evento é despertar o olhar para a importância da ciência como um agente social, nas mais diversas áreas do conhecimento. As atividades foram programadas em consonância com a Semana Nacional de Tecnologia, período em que todo o segmento educacional do país se volta para o tema. “Acreditamos estar oferecendo um grande presente para a comunidade de Passos e região, disponibilizando toda nossa estrutura para receber e compartilhar todo o conhecimento dos prestigiados palestrantes que estarão aqui”, ressalta o diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Eduardo Goulart Collares, coordenador do evento.
A abertura do I FESP INOVA foi feita pelo vice-presidente do Conselho Curador da FESP professor Manoel Reginaldo Ferreira que deu as boas-vindas aos convidados em nome do professor Fabio Pimenta Esper Kallas que não pôde participar da abertura em virtude dos compromissos na Subsecretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. “Este é um momento histórico para a Fundação de Ensino Superior de Passos e o resultado desta proposta já podemos observar que é essa multidão de alunos e professores participando. Desejamos que todos vocês, nossos queridos alunos e professores, aproveitem ao máximo esta oportunidade em que temos um encontro de todos os cursos da FESP”, disse o vice-presidente.
A palestra de abertura foi realizada pelo professor doutor Arquimedes Diógenes Ciloni, que é subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que falou sobre a “Estratégia Nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Os estudantes foram recebidos com a animação dos palhaços Doutores FESP da Alegria que com suas fantasias e brinquedos, abordavam os convidados na entrada do Parque Adolfo Coelho Lemos, o Parque de Exposições, onde está a sede principal do FESP INOVA.
Além do Parque de Exposições, várias atividades estão sendo promovidas nos auditórios da FESP. São oito eventos paralelos com programações especificas: 1º Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP; 3ª Semana de Ciência e Tecnologia de Passos; 2º Congresso de Ecologia do Sudoeste Mineiro; 10ª Semana do Serviço Social; 17ª Semana Jurídica; 9ª Semana Universitária de Administração de Empresas e Ciências Contábeis; 7ª Semana da Comunicação e 34ª Semana da Engenharia. A expectativa de público é de 10mil pessoas durante a semana.