quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seminário debate empreendedorismo e inovação social


Planejamento, motivação, conhecimento e inovação foram os temas de destaque do 1º Seminário do Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE)
O evento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caetanópolis, teve o objetivo de capacitar, interagir e alinhar as ações do Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE) dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Estiveram presentes mais de 100 agentes de desenvolvimento, que são os antigos coordenadores. Participou do encontro a responsavel pelo NAE do CVT de PASSOS - FESP, Mara Vaz Pereira,
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de empresas parceiras como a Endeavor, que por meio da representante Anabelle Bicalho, apresentou a proposta da Semana Global do Empreendedorismo. Além disso, todos participaram de oficinas promovidas pela empresa Homosapiens, para trabalharem o método de planejamento TEvEp (sigla para Tempo, Evento, Espaço e Pessoa), e pelo Sebrae, que promoveu atividades relacionadas à formalização de negócios. Para esclarecer os presentes sobre a importância do empreendedorismo, o consultor e especialista em estratégia de mercado, Wanderson Rodrigues, fez uma breve e divertida palestra.
De acordo com a superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira, “a programação do seminário foi pautada nas premissas da gestão do secretário Narcio Rodrigues, que visam ampliar as ações de inovação social como instrumentos de formação da cidadania”.

Mudanças e inovação
Na abertura do evento, foram apresentadas as mudanças iniciais a serem implantadas nos NAEs. A primeira delas estava no pronunciamento do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Ele enfatizou a importância de transformar Minas num ambiente em que a inovação esteja presente, tanto nas ações de governo, como também na sociedade, na academia e nos negócios. “Por isso, vamos transformar os nossos NAEs em agências de desenvolvimento locais”, ressaltou Narcio Rodrigues. Atualmente, das 84 unidades, 50 possuem o núcleo.
Para Lélia Teixeira, a expectativa é de que a Superintendência de Inovação Social realize um trabalho contínuo com cada NAE, a partir de videoconferência.

Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE
Núcleo montado dentro do CVT que se destina a incentivar e apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. O público-alvo é o empreendedor, jovens e profissionais autônomos. O intuito é oferecer ferramentas teóricas e práticas direcionadas às necessidades específicas de cada empreendedor, além de motivar para uma atuação proativa e inovadora na região.

Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs
São unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
Atualmente, a rede conta com 84 CVTs distribuídos em todas as regiões de Minas. Cada unidade é composta por duas salas de inclusão digital montadas com 20 computadores, sala para videoconferência, laboratório vocacional e o NAE.

Homosapiens
Localizada no município de Rio Acima, a Homosapiens é uma escola de planejamento, que desde o ano de 2004, desenvolve projetos de capacitação sob medida como forma de trabalhar a cooperação e o trabalho em equipe, a criatividade, a velocidade de resposta, a autogestão e motivação, e a busca por excelência nas organizações. A instituição tem como diretor acadêmico Eduardo Shana, criador do método TEvEP. Informações detalhadas sobre o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser encontradas no site www.7homosapiens.com.br