sábado, 29 de outubro de 2011

II Congresso de Ecologia discute meio-ambiente e equilíbrio natural


A segunda edição do Congresso de Ecologia realizada dentro do I FESP INOVA, evento científico e tecnológico promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), está promovendo o debate de temas interessantes durante esta semana. A abertura oficial do evento aconteceu ontem (26) às 9h no Centro de Ciências Profa. Dra. Sônia Lúcia Modesto Zampieron. 
O evento promove um intercâmbio entre as pesquisas realizadas na FESP e o conhecimento de diversos pesquisadores da área de instituições de ensino superior renomadas de todo o país. Estão sendo debatidos diversos assuntos que envolvem desde ecologia de insetos, de peixes, até ecologia humana. Para a organizadora do evento professora-doutora Odila Rigolin de Sá os três dias serão de fundamental importância para o curso de Ciências Biológicas e demais cursos da FESP como o curso de Engenharia Ambiental. “Nosso curso de Ciências Biológicas tem um enfoque especial na Ecologia. Então é uma oportunidade que os alunos têm de discutir com diversos pesquisadores de várias instituições de ensino renomadas, podendo ter um incentivo e abrir novos campos de pesquisa e estudos. Esse congresso é uma homenagem aos 12 anos do curso de Ciências Biológicas e que este ano acontece junto com o I FESP INOVA”, disse Odila.
A Ecologia é o estudo das interações na natureza, analisando o ambiente e o equilíbrio entre as espécies. “Nós vivemos num ambiente e esse ambiente tem que estar equilibrado para que a gente possa ter qualidade de vida. Então desde os animais até o homem tem que haver um equilíbrio entre o meio biótico (vivo) e o meio abiótico (não-vivo)”, explica a professora.
O estudo do ambiente dos seres vivos inclui o homem. No Congresso de Ecologia várias palestras debatem a Ecologia Humana refletindo sobre o comportamento do homem no ambiente em que vive. 
Além das palestras e mini-cursos aconteceu na quarta-feira a apresentação de 40 trabalhos em formas de painel que abrange todos os tipos de seres vivos desde aqueles que vivem em ambientes sem luz, o fundo mar, por exemplo, até seres terrestres que vivem em contato com a luz. “Muitos trabalhos sobre o cerrado, sobre os recursos hídricos da região, biodiversidade, zooplâncton, entre outros”, completa Odila.
A abertura oficial do evento foi abrilhantada com a apresentação da Banda de Música do 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. O Soldado Robson Augusto Domingos, da Polícia Ambiental esteve presente na abertura e na primeira palestra do dia e constata a fundamental importância do evento para toda a comunidade. “É um evento muito importante, porque hoje Passos é uma regional e temos vários municípios que são atendidos por Passos. É importante estudar a conservação e a preservação ambiental não só por nós da Polícia Ambiental, mas por toda a comunidade”, disse o militar.
Ecologia e comportamento social
A primeira palestra do dia abordou a biodiversidade de aves que vivem em ambientes ameaçados de extinção principalmente o cerrado e a mata-atlântica. Intitulada “Padrões sociais interespecíficos em aves nos hotspots brasileiros de biodiversidade”, a palestra foi proferida pelo professor-mestre Matheus Gonçalves dos Reis, que é doutorando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para Matheus o estudo da Ecologia é extremamente relevante na atualidade em vista dos problemas que o ser humano vivencia, devido ao uso incorreto da natureza. “É importante para prever o futuro, por exemplo, se pragas não vão atacar a produção alimentícia”, ressaltou.
O trabalho de Matheus estuda o mutualismo ou a convivência de aves de diferentes espécies. “É um exemplo para nós, seres humanos. Se na natureza não é só o predador atacando, há também o mutualismo, um colaborando com o outro. Estudar o comportamento de algumas espécies pode ser a salvação delas”, disse Matheus. 
O aluno Murilo Soares Ferreira do curso de Engenharia Ambiental desenvolveu um trabalho com o objetivo de fazer um diagnóstico da qualidade da água de abastecimento no município de Passos. “A FESP a cada dia que passa ela cresce, não só em reconhecimento regional, mas a nível nacional. É importante que os alunos desenvolvam projetos, trabalhos, lutem por bolsas de pesquisa e extensão. Estou satisfeito com o Congresso de Ecologia”, disse Murilo.
Durante toda a semana os participantes convivem com experiências diversificadas, inclusive um estudo diferente e inovador apresentado ontem: a palestra do professor-doutor Eraldo Medeiros Costa Neto, professor da Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS – Bahia) que tratou o tema “Antropoentomofagia: insetos na alimentação humana”. Durante a palestra foi realizada uma atividade para produzir uma pizza de grilo. A nutrição por meio de insetos é uma oportunidade, por exemplo, para países que sofrem a escassez de alimentos, já que a reprodução dos insetos é fácil e com uma grande proliferação.
Para a professora-doutora Sônia Zampieron, coordenadora do Centro de Ciências da FESP a oportunidade para os alunos participarem de um congresso científico é muito importante e os trabalhos apresentados são de extrema qualidade. “Esse congresso tem uma importância muito grande em nível regional. Ele está tratando de questões expressamente relevantes não só dentro da Ecologia, mas dentro da questão ambiental de uma maneira geral”, disse Sônia.