CVT PASSOS

Páginas

  • Início
  • O CVT
  • A FESP
  • Fotos
  • Parceiros
  • Video
  • Curso EAD
  • EX-Alunos
  • Enem
  • Projeto UPA
  • Balcao de empregos
  • Boletins do CVT
  • CURSO ENEM 2012

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Centro de Ciências entrega premiação da Feira de Ciência e Tecnologia de Passos

O Centro de Ciências da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) realizou nesta quinta-feira à noite (dia 8/12) a entrega de certificados e medalhas para os participantes da 1ª Feira de Ciência e Tecnologia de Passos que foi realizada em outubro na 3ª Semana de Ciência e Tecnologia que aconteceu dentro do I FESP INOVA, evento científico e tecnológico realizado pela FESP em 2011. Serão premiados os alunos e os professores que ficaram em 1º e 2º lugares e todos os participantes receberão medalhas.

Cinquenta trabalhos de 14 escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de Passos, públicas e particulares, foram expostos no dia 27 de outubro no Centro de Ciências.

O projeto teve início em abril com cursos de capacitação para professores realizados no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e Centro de Ciências. O objetivo da capacitação foi ajudar na montagem das feiras de ciências nas escolas. O Centro de Ciências da FESP ofereceu suporte para as feiras realizadas e os melhores trabalhos foram selecionados para a apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia de Passos.

De acordo com uma das coordenadoras da Feira, professora Sônia Zampieron, a feira promoveu a reunião e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas à população passense. “O caminho está em instrumentalizar a todas as escolas, e principalmente melhorar a formação dos professores atuantes na escola básica, para que sejam reais multiplicadores de formação intelectual, cultural e social de nossas crianças e adolescentes. Esse evento proporciona às escolas envolvidas a oportunidade de mostrarem as potencialidades e criatividade de seus alunos”, destacou a coordenadora.



Confira o resultado geral da feira
ENSINO FUNDAMENTAL 6° E 7° ANO
1° 2011/32 – Cidade Sustentável
Alunos: Jennifer Soares de Almeida; Maitê Carolina Gonçalves
Professora: Luziane Paula Rodrigues
Escola: E. M. Professor Hilarino Moraes

2° 2011/16-50 – Asfalto Ecológico e Gerador Ecológico
Alunos: Gabriel Alvesde Castro; Guilherme Vieira
Professora: Rosilaine Vieira
Escola: Colégio São Francisco

3° 2011/03 – Restaurante Popular Sustentável

4° 2011/28 – Reutilização da Água das Chuvas nas Plantações

4° 2011/31 – Sistema de Aquecimento Ecológico

5° 2011/14 – Reaproveitamento da Água da Chuva

6° 2011/35 – Aquecedor Solar Sustentável

7° 2011/17 – Chuveiro Ecológico

8° 2011/13 – Casa Inteligente

9° 2011/29 – Reciclagem de Garrafas Pet`s

10° 2011/37 – Biodigestor

11° 2011/34 – Passadeira Térmica

12° 2011/33 – Casa Ecológica

13° 2011/19 – Biodigestor em Poesia

ENSINO FUNDAMENTAL 8° E 9° ANO

1° 2011/15 – Aquecedor Solar de Asfalto
Alunos: Elimar Vieira Vaz Junior ; Pedro Paulo de Liz Daher
Professora: Gilciana R. Medeiros Macedo
Escola: Colégio São Francisco

2° 2011/43 – Sabão: Alternativa de Reaproveitamento do Óleo de Cozinha
Alunos: Maria Aparecida de Fátima da Mata
Aline Taciara da Silva
Josiane Ferreira dos Santos
Professora: Roseli Francisca Jesus Silva
Escola: E. E. Neca Quirino/ GOT

3° 2011/01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Preservando a Natureza

4° 2011/ 04 - A Historia de Passos Pelas Águas do Rio Sabão

5° 2011/11 – Arquitetura Sustentável

6° 2011/08 – Horta Vertical

7° 2011/30 – Energia Eólica

8° 2011/18 – CRIART

9° 2011/49 – Motor Biotérmico

10° 2011/47 – Sustentabilidade e Meio Ambiente

11° 2011/23 – Reaproveitamento da Água da Chuva Para Uso Doméstico

12° 2011/24 – Sustentabilidade



ENSINO MÉDIO
1° 2011/02 – A Piezoeletricidade Como Fonte de Energia Alternativa
Alunos:André Queiroz Ramos; Leandro da Silva Freire; Vinicius Frias Bueno
Professor: Carlos José Lemos Sarno
Escola: Colégio Tiradentes

2° 2011/27 – Fazenda Sustentável
Alunos: Luiz Henrique Goulart Bernardes; Glênio Eduardo Santos; Pedro Andrade Brandão
Professor: Manoelino Junior
Escola: Colégio Del Rey

3° 2011/10 – Biodigestor

4° 2011/06 – Opção Inteligente em Prol do Meio Ambiente

5° 2011/26 – Canalizador de Calorias

6° 2011/20 – Selo de Qualidade Ambiental para Empresas de Confecção de Passos- MG

7° 2011/12 – Horta em Garrafa Pet uma Alternativa para Sustentabilidade

8° 2011/45 – Cidade Ecológica

9° 2011/44 – Horta e Compostagem

10° 2011/25 – Energia Eólica

11° 2011/51 – Economia e Sustentabilidade

12° 2011/09 - Pirâmide de Purificação de Água

13° 2011/48 – Forno Solar

14° 2011/05 – Reciclando a Consciência para Preservação do Planeta



ENSINO TÉCNICO
1° 2011/40 – Serpentina a Gás
Alunos: Antonio Donizete de Souza; Maicon Lucas de Oliveira Souza; Antonio José Bueno
Professor: Carlos Magno Queiroz
Escola: ETEP

2° 2011/39 – Máquina para Fabricação com Reaproveitamento de Oléo

3° 2011/38 – Purificador

4° 2011/42 – Casa Sustentável

5° 2011/41 – Biodigestor











Data: sexta-feira, dezembro 09, 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CVT FESP fica entre 7 melhores projetos de Minas no Festival de projetos

O projeto “CVT e Saúde” é uma proposta de utilização da rede para difusão de conhecimento e informação, com palestras, entrevistas e exibição de reportagens produzidas pela equipe do programa de TV FESP em Ação, dirigido pela jornalista Selma Tomé, com a participação de estudantes de jornalismo e de publicidade e propaganda.
Além dos vídeos, foram realizadas videoconferências, mediadas pela jornalista Luciana Ricardino, com professores da FESP e participação de todas as 84 unidades da rede. “É um projeto muito interessante. Foi muito bom que o projeto fosse transmitido para todos os CVTs através da videoconferência, levando conhecimento à maior parte da população”, avalia o coordenador da Central de Projetos da Secretaria Estado Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Cícero Teixeira.
“O ponto forte do projeto foi a interatividade com a população que é chamada a participar das videoconferências. Estamos todos muito felizes com o resultado do projeto e com o reconhecimento de representar nosso núcleo regional entre os 7 melhores projetos”, avalia a professora Luciana Ricardino.
O coordenador do CVT da FESP, José de Paula Silva ressaltou a importância social do projeto. “A proposta do projeto é de alguma forma contribuir com a quebra do ciclo ‘pobreza-miséria-doença’, cujo CVT pode contribuir levando o mais importante: o conhecimento e o fundamental na participação dos alunos é que isto pode ser incorporado à prática porque podem conhecer uma ferramenta de comunicação importante que é a videoconferência. Para 2012 esperamos que o curso todo possa ser o parceiro através das atividades acadêmicas coordenando as ações e usando o CVT como um laboratório de prática de comunicação”, afirma. O projeto foi apresentado na semana passada, no Festival de Projetos da Rede CVT, em Belo Horizonte. “O Estado de Minas Gerais não sabe do potencial que tem com esta rede dos centros vocacionais tecnológicos que a gente chama de rede CVT. Nós somos a maior rede de CVT do Brasil pronta, preparada e situada em todo o estado”.





Data: sexta-feira, dezembro 02, 2011

sábado, 29 de outubro de 2011

FESP INOVA: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Mais de duas mil pessoas participaram nesta segunda-feira, da abertura do I FESP INOVA, realizado no Espaço Tropeiro. O evento marca a participação a Fundação de Ensino Superior de Passos na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Doutor Arquimedes Diógenes Ciloni, que é subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante toda esta semana, serão realizadas cerca de 60 palestras, mais de 40 minicursos, além de oficinas, apresentações de trabalhos científicos, concurso e exposição de fotografia, workshops e cursos variados. Todas as atividades são voltadas para a aplicação de ciência e tecnologia em projetos de sustentabilidade.
O objetivo do evento é despertar o olhar para a importância da ciência como um agente social, nas mais diversas áreas do conhecimento. As atividades foram programadas em consonância com a Semana Nacional de Tecnologia, período em que todo o segmento educacional do país se volta para o tema. “Acreditamos estar oferecendo um grande presente para a comunidade de Passos e região, disponibilizando toda nossa estrutura para receber e compartilhar todo o conhecimento dos prestigiados palestrantes que estarão aqui”, ressalta o diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Eduardo Goulart Collares, coordenador do evento.
A abertura do I FESP INOVA foi feita pelo vice-presidente do Conselho Curador da FESP professor Manoel Reginaldo Ferreira que deu as boas-vindas aos convidados em nome do professor Fabio Pimenta Esper Kallas que não pôde participar da abertura em virtude dos compromissos na Subsecretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. “Este é um momento histórico para a Fundação de Ensino Superior de Passos e o resultado desta proposta já podemos observar que é essa multidão de alunos e professores participando. Desejamos que todos vocês, nossos queridos alunos e professores, aproveitem ao máximo esta oportunidade em que temos um encontro de todos os cursos da FESP”, disse o vice-presidente.
A palestra de abertura foi realizada pelo professor doutor Arquimedes Diógenes Ciloni, que é subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que falou sobre a “Estratégia Nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Os estudantes foram recebidos com a animação dos palhaços Doutores FESP da Alegria que com suas fantasias e brinquedos, abordavam os convidados na entrada do Parque Adolfo Coelho Lemos, o Parque de Exposições, onde está a sede principal do FESP INOVA.
Além do Parque de Exposições, várias atividades estão sendo promovidas nos auditórios da FESP. São oito eventos paralelos com programações especificas: 1º Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP; 3ª Semana de Ciência e Tecnologia de Passos; 2º Congresso de Ecologia do Sudoeste Mineiro; 10ª Semana do Serviço Social; 17ª Semana Jurídica; 9ª Semana Universitária de Administração de Empresas e Ciências Contábeis; 7ª Semana da Comunicação e 34ª Semana da Engenharia. A expectativa de público é de 10mil pessoas durante a semana.





Data: sábado, outubro 29, 2011

CVT FESP, Observatório e Programa Senac Gratuidade formam a primeira turma de Auxiliar Administrativo


O Senac oferece diversos cursos, de Formação Inicial ao Nível Técnico, Resultado de um protocolo firmado entre o Senac e o governo federal,  ratificado pelo Decreto 6.633, de 5 de novembro de 2008. 

O Programa Senac de Gratuidade significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

O curso em Passos foi viabilizado pela parceria Senac, através do escritório regional de Guaxupé, a empresa Observatório, o CVT de Passos e a Fundação de Ensino Superior de Passos, a FESP, gestora do CVT de Passos. 

O curso foi ministrado por três meses, com carga horária de 162 horas, na FESP, a cargo da instrutora Laís Marques.

Na cerimônia de entrega dos certificados participaram o prof Olney Silveira Júnior representando a empresa Observatório e a FESP, o prof. José de Paula Silva, coordenador do CVT, a instrutora Laís Marques e Renato de Freitas do SENAC/MG.

Segundo Renato de Freitas, do SENAC/MG, “este é somente o primeiro de muitos cursos que serão disponibilizados" através da parceria da FESP-CVT-Observatório-SENAC.

Para o Prof. Olney que também é coordenador do NAE do CVT, o SENAC é um grande parceiro sempre presente nas atividades, e todos os concluintes foram os grandes vitoriosos que podem dizer com orgulho: "Eu fui formado pelo PSG".

Em conversa com o Corodenador do CVT e Renato de Freitas do SENAC, em um período muito curto será possivel novas turmas devido ao grande sucesso dos alunos.

Concluíram o curso pelo Programa Senac Gratuidade: 

ALEX CARVALHO FREITAS
ANA PAULA ALVES
ANDRÉ DE FARIA NICOLAU
ANGELINA RODRIGUES SILVA
APARECIDA DOS REIS SILVA
BRUNA LUIZA VALERIO
CARLOS ANTÔNIO DE CASTRO
CRISTINA MATTOS DE ALMEIRA
CYNTHIA DE SOUZA
DAYANE RODRIGUES DE LIMA
DELMA MARIA DA SILVA SANTOS
EDER FERNANDES NEVES
ELAINE VENTURA SOUZA
ELIZETE DE FÁTIMA SILVEIRA BARROS
FRANK MEDEIROS PEREIRA
JESSICA GONÇALVES DE SOUZA RODRIGUES
JOÃO PAULO PEREIRA
JULIO CESAR APARECIDO DO NASCIMENTO
KATHLEEN GARCIA SILVA
LAÍS POLIANA DA SILVA
LIDIANE VIEIRA DA SILVA
LORRAINE TAIS DE PÁDUA
LUCIENE ALVES BARBOSA TEIXEIRA
LUCIMARA PERREIRA LIMA MESSIAS
NARA RITA DOS SANTOS SILVA.
NEUZA DA SILVA CUNHA MARCIANO
SABRINA EDWIGES MELO FRANCKLIM
SANDRA REGINA PEREIRA DA SILVA
SILVANA MARIA ALVES




Data: sábado, outubro 29, 2011

II Congresso de Ecologia discute meio-ambiente e equilíbrio natural


A segunda edição do Congresso de Ecologia realizada dentro do I FESP INOVA, evento científico e tecnológico promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), está promovendo o debate de temas interessantes durante esta semana. A abertura oficial do evento aconteceu ontem (26) às 9h no Centro de Ciências Profa. Dra. Sônia Lúcia Modesto Zampieron. 
O evento promove um intercâmbio entre as pesquisas realizadas na FESP e o conhecimento de diversos pesquisadores da área de instituições de ensino superior renomadas de todo o país. Estão sendo debatidos diversos assuntos que envolvem desde ecologia de insetos, de peixes, até ecologia humana. Para a organizadora do evento professora-doutora Odila Rigolin de Sá os três dias serão de fundamental importância para o curso de Ciências Biológicas e demais cursos da FESP como o curso de Engenharia Ambiental. “Nosso curso de Ciências Biológicas tem um enfoque especial na Ecologia. Então é uma oportunidade que os alunos têm de discutir com diversos pesquisadores de várias instituições de ensino renomadas, podendo ter um incentivo e abrir novos campos de pesquisa e estudos. Esse congresso é uma homenagem aos 12 anos do curso de Ciências Biológicas e que este ano acontece junto com o I FESP INOVA”, disse Odila.
A Ecologia é o estudo das interações na natureza, analisando o ambiente e o equilíbrio entre as espécies. “Nós vivemos num ambiente e esse ambiente tem que estar equilibrado para que a gente possa ter qualidade de vida. Então desde os animais até o homem tem que haver um equilíbrio entre o meio biótico (vivo) e o meio abiótico (não-vivo)”, explica a professora.
O estudo do ambiente dos seres vivos inclui o homem. No Congresso de Ecologia várias palestras debatem a Ecologia Humana refletindo sobre o comportamento do homem no ambiente em que vive. 
Além das palestras e mini-cursos aconteceu na quarta-feira a apresentação de 40 trabalhos em formas de painel que abrange todos os tipos de seres vivos desde aqueles que vivem em ambientes sem luz, o fundo mar, por exemplo, até seres terrestres que vivem em contato com a luz. “Muitos trabalhos sobre o cerrado, sobre os recursos hídricos da região, biodiversidade, zooplâncton, entre outros”, completa Odila.
A abertura oficial do evento foi abrilhantada com a apresentação da Banda de Música do 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. O Soldado Robson Augusto Domingos, da Polícia Ambiental esteve presente na abertura e na primeira palestra do dia e constata a fundamental importância do evento para toda a comunidade. “É um evento muito importante, porque hoje Passos é uma regional e temos vários municípios que são atendidos por Passos. É importante estudar a conservação e a preservação ambiental não só por nós da Polícia Ambiental, mas por toda a comunidade”, disse o militar.
Ecologia e comportamento social
A primeira palestra do dia abordou a biodiversidade de aves que vivem em ambientes ameaçados de extinção principalmente o cerrado e a mata-atlântica. Intitulada “Padrões sociais interespecíficos em aves nos hotspots brasileiros de biodiversidade”, a palestra foi proferida pelo professor-mestre Matheus Gonçalves dos Reis, que é doutorando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para Matheus o estudo da Ecologia é extremamente relevante na atualidade em vista dos problemas que o ser humano vivencia, devido ao uso incorreto da natureza. “É importante para prever o futuro, por exemplo, se pragas não vão atacar a produção alimentícia”, ressaltou.
O trabalho de Matheus estuda o mutualismo ou a convivência de aves de diferentes espécies. “É um exemplo para nós, seres humanos. Se na natureza não é só o predador atacando, há também o mutualismo, um colaborando com o outro. Estudar o comportamento de algumas espécies pode ser a salvação delas”, disse Matheus. 
O aluno Murilo Soares Ferreira do curso de Engenharia Ambiental desenvolveu um trabalho com o objetivo de fazer um diagnóstico da qualidade da água de abastecimento no município de Passos. “A FESP a cada dia que passa ela cresce, não só em reconhecimento regional, mas a nível nacional. É importante que os alunos desenvolvam projetos, trabalhos, lutem por bolsas de pesquisa e extensão. Estou satisfeito com o Congresso de Ecologia”, disse Murilo.
Durante toda a semana os participantes convivem com experiências diversificadas, inclusive um estudo diferente e inovador apresentado ontem: a palestra do professor-doutor Eraldo Medeiros Costa Neto, professor da Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS – Bahia) que tratou o tema “Antropoentomofagia: insetos na alimentação humana”. Durante a palestra foi realizada uma atividade para produzir uma pizza de grilo. A nutrição por meio de insetos é uma oportunidade, por exemplo, para países que sofrem a escassez de alimentos, já que a reprodução dos insetos é fácil e com uma grande proliferação.
Para a professora-doutora Sônia Zampieron, coordenadora do Centro de Ciências da FESP a oportunidade para os alunos participarem de um congresso científico é muito importante e os trabalhos apresentados são de extrema qualidade. “Esse congresso tem uma importância muito grande em nível regional. Ele está tratando de questões expressamente relevantes não só dentro da Ecologia, mas dentro da questão ambiental de uma maneira geral”, disse Sônia.



Data: sábado, outubro 29, 2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Trabalhos escolares são apresentados na Feira de Ciência e Tecnologia de Passos


Cinquenta trabalhos de 14 escolas do Ensino Fundamental e Médio de Passos, públicas e particulares, foram expostos ontem (27) na Feira de Ciência e Tecnologia de Passos promovida pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) dentro do I FESP INOVA. 
O projeto teve início em abril com cursos de capacitação para professores realizados no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e Centro de Ciências. O objetivo da capacitação foi ajudar na montagem das feiras de ciências nas escolas. O Centro de Ciências da FESP ofereceu suporte para as feiras realizadas e os melhores trabalhos foram selecionados para a apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia de Passos.
Ao todo entre participantes e visitantes foram envolvidos mais de 150 alunos e 35 professores das escolas envolvidas. O evento teve a coordenação da professora Sônia Lúcia Modesto Zampieron e Vera Lucia Alves Oliveira. Participaram 11 alunos da FESP como monitores e 30 professores da instituição fizeram a avaliação dos trabalhos. 
De acordo com a professora Sônia, a feira promoveu a reunião e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas à população passense. “O caminho está em instrumentalizar a todas as escolas, e principalmente melhorar a formação dos professores atuantes na escola básica, para que sejam reais multiplicadores de formação intelectual, cultural e social de nossas crianças e adolescentes. Esse evento proporciona às escolas envolvidas a oportunidade de mostrarem as potencialidades e criatividade de seus alunos”, destacou a coordenadora.











Data: sexta-feira, outubro 28, 2011

Representante da SECTES inaugura pólos parceiros do CVT FESP

A coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia, Maria da Graça Rodrigues Brant, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) esteve presente no I FESP INOVA para conhecer a unidade do Centro Vocacional Tecnológico – CVT da FESP e inaugurar três novos polos da rede em Passos, um no Centro de Ciências, outro na Biblioteca Comunitária José Arlindo Menezes, no bairro Coimbras e outro no Projeto Amar. Maria da Graça é a coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais em 2011.
Na oportunidade, a representante pôde perceber a interação do Centro de Ciências com o CVT que também é vinculado a SECTES. 
Segundo Maria da Graça, o Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar instituições de ensino e pesquisa, museus e centros de ciências, prefeituras e escolas dos municípios mineiros para a divulgação científica. “Mobilizamos por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia esses objetivos. Além da população em geral, crianças e adolescentes são convidados a conhecer e discutir as aplicações e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas sobre desenvolvimento do país e da economia global”, frisou Maria da Graça.
Os novos pólos parceiros do CVT da FESP oferecerão os cursos da rede na modalidade EaD (Ensino à Distância). Ao todo serão disponibilizados cerca de 50 cursos de diferentes áreas como informática, meio ambiente, agropecuária, cidadania, empreendedorismo e primeiro emprego. “A interatividade do CVT com outras unidades como o Centro de Ciências, o Projeto Amar e a Biblioteca Comunitária faz com que o acesso aos benefícios da rede sejam expandidos e levados a um maior número de pessoas da comunidade. O trabalho do CVT da FESP vem crescendo a passos largos e os resultados são evidentes”, disse o coordenador da unidade do CVT da FESP, professor José de Paula Silva.







Data: sexta-feira, outubro 28, 2011

Uma semana inesquecivel


A semana de ciencia e tecnologia no CVT de Passos iniciou as suas atividades no dia 4 de outubro passado e conclui hoje as suas atividades. O número de atividades celebraram a maior ação do CVT de Passos desde a sua criação. Foram realizadas videoconferencias, firmadas parcerias que permitiram levar os cursos do cvt a novas fronteiras, com três novos locais, visitas de representantes da SECTES, com a presença da coordenadora da semana de Ciência e Tecnologia Profa. Gaça Brant, a realização da grande feira de ciências FECITEPA, com a participação de mais de 200 crianças e 50 trabalhos, o encerramento do curso de auxiliar administrativo ministrado em parceria com o SENAC, no programa Senac gratuidade.
As ações forma tão intensas que teremos que postar de forma gradativa todas as ações, assim peço a todos que acompanham o blog do cvt que nos visitem para conhecer a nossa fantástica semana.
Data: sexta-feira, outubro 28, 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seminário debate empreendedorismo e inovação social


Planejamento, motivação, conhecimento e inovação foram os temas de destaque do 1º Seminário do Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE)
O evento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caetanópolis, teve o objetivo de capacitar, interagir e alinhar as ações do Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE) dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Estiveram presentes mais de 100 agentes de desenvolvimento, que são os antigos coordenadores. Participou do encontro a responsavel pelo NAE do CVT de PASSOS - FESP, Mara Vaz Pereira,
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de empresas parceiras como a Endeavor, que por meio da representante Anabelle Bicalho, apresentou a proposta da Semana Global do Empreendedorismo. Além disso, todos participaram de oficinas promovidas pela empresa Homosapiens, para trabalharem o método de planejamento TEvEp (sigla para Tempo, Evento, Espaço e Pessoa), e pelo Sebrae, que promoveu atividades relacionadas à formalização de negócios. Para esclarecer os presentes sobre a importância do empreendedorismo, o consultor e especialista em estratégia de mercado, Wanderson Rodrigues, fez uma breve e divertida palestra.
De acordo com a superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira, “a programação do seminário foi pautada nas premissas da gestão do secretário Narcio Rodrigues, que visam ampliar as ações de inovação social como instrumentos de formação da cidadania”.

Mudanças e inovação
Na abertura do evento, foram apresentadas as mudanças iniciais a serem implantadas nos NAEs. A primeira delas estava no pronunciamento do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Ele enfatizou a importância de transformar Minas num ambiente em que a inovação esteja presente, tanto nas ações de governo, como também na sociedade, na academia e nos negócios. “Por isso, vamos transformar os nossos NAEs em agências de desenvolvimento locais”, ressaltou Narcio Rodrigues. Atualmente, das 84 unidades, 50 possuem o núcleo.
Para Lélia Teixeira, a expectativa é de que a Superintendência de Inovação Social realize um trabalho contínuo com cada NAE, a partir de videoconferência.

Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE
Núcleo montado dentro do CVT que se destina a incentivar e apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. O público-alvo é o empreendedor, jovens e profissionais autônomos. O intuito é oferecer ferramentas teóricas e práticas direcionadas às necessidades específicas de cada empreendedor, além de motivar para uma atuação proativa e inovadora na região.

Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs
São unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.
Atualmente, a rede conta com 84 CVTs distribuídos em todas as regiões de Minas. Cada unidade é composta por duas salas de inclusão digital montadas com 20 computadores, sala para videoconferência, laboratório vocacional e o NAE.

Homosapiens
Localizada no município de Rio Acima, a Homosapiens é uma escola de planejamento, que desde o ano de 2004, desenvolve projetos de capacitação sob medida como forma de trabalhar a cooperação e o trabalho em equipe, a criatividade, a velocidade de resposta, a autogestão e motivação, e a busca por excelência nas organizações. A instituição tem como diretor acadêmico Eduardo Shana, criador do método TEvEP. Informações detalhadas sobre o trabalho desenvolvido pela instituição podem ser encontradas no site www.7homosapiens.com.br
Data: quinta-feira, outubro 06, 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projetos envolvendo Microbacias regionais

 A videconferência de hoje dia 4 de outubro, faz parte das atividades do CVT dentro da Semana de Ciência e Tecnologia. As atividades do CVT iniciaram neste dia e prosseguem até o dia 28 de outubro. Desta vez a convidada foi a professora Dra. Sônia Zampieron, coordenadora do Centro de Ciências da FESP cuja atividade é voltada para crianças do ensino fundamental e médio, Na oportunidade pode-se conhecer uma pouco mais sobre as bacias hidrográficas brasileiras e também como desenvolver projetos de ciências envolvendo as Micro Bacias regionais.



Alguns CVTs que participaram da videoconferência tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com relação a projetos como o caso do CVT de Ituiutaba. O ponto destacado na videeconferência foi a necessidade de elaoração de projetos interdisciplinares observado a realidade local, que muita das vezes é desconhecida. Participaram da Videoconferência A professora Sônia Zampierom, a Jornalista Luciana Ricardino, o coordenador do CVT Prof Jose de Paula e o alunos do curso de Jornalismo, Étory Zaghi. Participaram desta videoconferência 35 CVTs.
Data: terça-feira, outubro 04, 2011
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

CVT de Passos

Cvt Passos

Criar seu atalho

Facebook

Compartilhar

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2016 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2013 (24)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (2)
    • ►  julho (2)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (8)
  • ►  2012 (46)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2011 (54)
    • ▼  dezembro (2)
      • Centro de Ciências entrega premiação da Feira de C...
      • CVT FESP fica entre 7 melhores projetos de Minas n...
    • ►  outubro (9)
      • FESP INOVA: A Semana Nacional de Ciência e Tecnolo...
      • CVT FESP, Observatório e Programa Senac Gratuidade...
      • II Congresso de Ecologia discute meio-ambiente e e...
      • Trabalhos escolares são apresentados na Feira de C...
      • Representante da SECTES inaugura pólos parceiros d...
      • Uma semana inesquecivel
      • Seminário debate empreendedorismo e inovação social
      • Projetos envolvendo Microbacias regionais
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (6)
  • ►  2010 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  maio (1)

Quem sou eu

Minha foto
José de Paula Silva
José de Paula Silva é professor com cursos de Astrofísica do Sistema Solar e Evolução Estelar pelo Observatório Nacional.
Ver meu perfil completo

Total de visualizações de página

Notícias de Ciência e Tecnologia

Carregando...

Links interessantes

  • Cadastre-se e seja um aluno do CVT de Passos
  • FESP
  • SECTES

Pesquisar este blog

Projeto Estruturador Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado - Notícias

Carregando...
Centro Vocacional Tecnológico de Passos - FESP. Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.