quarta-feira, 6 de março de 2013

Secretário Narcio Rodrigues inaugura UAITEC na FESP


O Secretário de Estado Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Narcio Rodrigues inaugurou ontem o programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) na FESP. A rede de ensino a distância gratuita vai integrar os municípios mineiros e faz parte da reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. 
O projeto do Governo de Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES). O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.
Durante a inauguração o secretário destacou a participação do presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, no período em que esteve à frente da subsecretaria de Ensino Superior de Minas Gerais. “A Rede Uaitec surgiu dentro da sala do Fabio”, afirmou o secretário. 
O primeiro programa de capacitação implantado pelo UAITEC é o “Programa Idiomas para a Cidadania”, que vai oferecer cursos gratuitos de Inglês, Espanhol, Francês e Português, com o objetivo de preparar estudantes para o programa de intercâmbios Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. A oferta dos cursos conta com a parceria das universidades: Federal de Minas Gerais (UFMG), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de São Paulo (USP) e o Instituto Cervantes.
“O secretário Narcio Rodrigues é tão compromissado com Minas Gerais e com o Brasil, que desde o seu primeiro dia junto à Secretaria ele não poupou esforços para que o Estado investisse fortemente em educação tecnológica, inclusão digital e capacitação profissional, com a visão empreendedora de que este investimento em educação refletirá diretamente no desenvolvimento do Estado e de todo o país”, afirmou o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, acrescentando que a UAITEC em Passos terá este mesmo foco.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da FESP, o secretário ressaltou a parceria com a Fundação. “Quando eu estou na FESP, eu me sinto em casa porque temos uma grande parceria com a fundação e o desempenho da FESP comprova o modelo de como o interior da conta de produzir um ensino superior de qualidade, uma educação universitária comprometida com a cidade, então a gente reconhece que a FESP faz diferente e, portanto, faz a diferença”, afirmou Narcio Rodrigues.
As duas salas da FESP do UAITEC são em formato de auditório, com 60 metros quadrados cada uma, ambas carpetadas, com lousa digital, som ambiente, data-show, antena de recepção, internet wireless e mesas de trabalho com capacidade para 25 pessoas.
O analista de rede da SECTES, Henrique de Carvalho Vieira, fez demonstração da lousa interativa, mostrando como a tecnologia disponível no UAITEC pode tornar a transmissão do conhecimento mais interessante e eficiente.
Em contrapartida, a FESP também apresentou projetos já desenvolvidos pela instituição, que podem ser integrados à proposta do UAITEC. O coordenador de Informática da FESP apresentou dois projetos de pesquisas desenvolvidos pelo departamento de Tecnologia da Informação da FESP,  relacionados a sistemas controlados por movimento do corpo, utilizando um dispositivo chamado Kinect e que envolve tratamento de crianças com hiperatividade, TDAH, robótica e jogos educativos. “Toda essa pesquisa é realizada em parceria entre os funcionários do departamento e alunos de Sistemas de Informação e vem atender a necessidade de nossos alunos, além de trazer para a FESP o que há de mais novo em pesquisa tecnológica”, explicou o coordenador do projeto Anderson Souza.
O secretário Narcio Rodrigues acompanhou com atenção e gostou da apresentação. “O que nós vimos aqui nos mostra com muita clareza que a FESP desdobra as iniciativas que a gente propõe com ganho pra todo mundo”, disse o secretário Narcio. 
A Superintentente de Inovação Social da SECTES, Lélia Ines, também participou da inauguração do UAITEC da FESP e elogiou o projeto “FESPem AÇÃO na Comunidade”, desenvolvido sob coordenação do professor José de Paula Silva, em parceria com o Departamento de Comunicação e Marketing da FESP, com realização de reportagens e videoconferências sobre temas de interesse público. “Ficou linda a unidade da UAITEC da FESP, o prédio é lindo, todas as instalações estão perfeitas e essa experiência inusitada é um programa inédito e que a gente quer acompanhar o resultado para que ele possa também fazer parte do UAITEC. As entrevistas estão enriquecendo a nossa sala e estamos entusiasmados e torcendo para dar certo”, afirmou a superintendente.
A solenidade contou com a presença de autoridades, prefeitos, lideranças de Passos e região, além de professores e funcionários da FESP que percorreram as salas da unidade UAITEC e conheceram os recursos tecnológicos oferecidos pela rede.
Homenagem a Ezequias Marques
Cada unidade da rede Uaitec faz uma homenagem a uma personalidade ligada à educação, cultura ou produção de conhecimento, o Uaitec da FESP recebeu o nome do ator passense Ezequias Marques, que participou da solenidade juntamente com sua família. “Estamos todos muito felizes e honrados, foi uma iniciativa maravilhosa. Estou encantada também com o crescimento da FESP, eu assisti à inauguração desta faculdade e estou vendo como ela cresceu em espaço físico e em cultura, é importante isso no Brasil, Educação é fundamental”, declarou a esposa do artista, Valéria Marques.
Ezequias Marques foi técnico de contabilidade, especialista em recursos audiovisuais, mas sua maior atuação foi nas artes cênicas, por cuja paixão começou com o circo, onde se apresentou pela primeira vez. Até os 11 anos de idade teve participação em vários espetáculos teatrais declamando, cantando, sapateando e fazendo esquetes na região de Passos. Aos 14 anos foi para Belo Horizonte e desenvolveu uma intensa atividade cultural com espetáculos de  canto, declamação de poemas e programas de rádio. Também participou de operetas, dramas, comédias, peças radiofônicas, programas de tevê, filmes e escreveu muitos artigos. 
Ao longo de sua carreira, Ezequias ganhou vários prêmios e foi homenageado na comemoração dos 50 anos do teatro Francisco Nunes.