quarta-feira, 6 de março de 2013

Jovem aprendiz:Uma nova turma


   
Foi realizada no dia 4 de março a primeira reunião e aula com os alunos e pais da nova turma do programa Jovem Aprendiz. Participaram da reunião a Representante do SENAC Guaxupé Patrícia da Gloria Poloniato, a instrutora Lais Marques e o coordenador da Uaitec, prof. José de Paula Silva.
Ao todo cerca de 100 pessoas participaram da reunião, onde a representante do Senac apresentou o programa aos Pais e aprendizes que a partir de agora iniciam o programa. Durante um ano os jovens aprendizes irão alternar o trabalho e a formação profissional com uma jornada de trabalho de 25 horas semanais.
Segundo o diretor  da Escola SENAC Alexandre Roberto de Carvalho o programa Jovem Aprendiz Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.
Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes. Em Passos esta segunda turma do programa Jovem Aprendiz irá atender as empresas: Walmart Brasil LTDA, Luiz Tonin Supermercados, Sacolão, Magazine Luiza, Prossegur,,  Minasbeb, Supermercado São Gerônimo, Unissul Supermercados e Ponto Frio.

 Os alunos do programa Jovem Aprendiz irão alternar entre uma semana de trabalho na empresa e uma semana de aulas na FESP. A instrutora do Senac Lais Marques é formada em Administração de Empresas pela FESP e atualmente é responsável por quatro turmas do programa, duas pela período da manha e duas pelo período da tarde.

A Fesp através do UAITEC tem participado ativamente do programa, sendo que a primeira turma conta com mais de 70 aprendizes que irão concluir a capacitação em setembro de 2013. Já a segunda turma irá concluir em março de 2014. Boa parte dos Jovens aprendizes está matriculada no curso de Inglês da Uaitec, além disto, serão oferecidos aos Jovens os cursos de inclusão digital como  digitação, editores de texto, planilhas eletrônicas, entre outros, com o objetivo de capacitar os Jovens Aprendizes para o mercado de trabalho.