terça-feira, 11 de setembro de 2012

Programa Jovem Aprendiz: O Inicio



Foi iniciado no dia 10 de setembro o Programa Jovem Aprendiz. A FESP Fundação de Ensino Superior de Passos realizou parceria com o SENAC que permitiu a viabilização do programa em Passos e que recebe o apoio do Centro vocacional Tecnológico da FESP neste programa.
Segunda o Ministério do Trabalho e Emprego, a aprendizagem profissional consiste em formação técnico-profissional metódica que permite ao jovem aprender uma profissão e obter sua primeira experiência como trabalhador. Trata-se de instituto firmado na Consolidação das Leis do Trabalho e modificado, por intermédio da Lei 10.097, de 19/12/2000, para compatibilizar-se às exigências da Doutrina da Proteção Integral incorporadas à Constituição Federal e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Na cidade de Passos, o processo começou com a notificação de diversas empresas de Grande e Médio porte que realizaram no mês de agosto a reserva de vagas junto ao SENAC.
O Programa Jovem aprendiz em Passos irá oferecer o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos. A seleção foi realizada pelas empresas e durante um ano irão participar do programa. Os Jovens aprendizes cumprem uma Jornada de 25 horas semanais divididas em dois momentos, uma semana na empresa e outra no curso promovido pelo SENAC na Fundação de Ensino Superior de Passos. O Jovem Aprendiz é contratado pela empresa e passa a exercer o seu aprendizado durante um período de um ano.

Abertura do Programa
No dia 10 de setembro foi realizado o primeiro encontro entre os 70  Jovens Aprendizes que iniciam o programa, a representante do SENAC de Guaxupé Patrícia Poloniato, o coordenador do CVT José de Paula Silva e a Instrutora  Carla Neves Morais. A primeira aula teve a participação dos pais dos Jovens Aprendizes e com sala cheia ouviram a representante do SENAC apresentar o programa aos Pais, tirar as dúvidas bem como os direitos e deveres dos Jovens no Programa.
A partir da terça feira dia 11 o grupo foi dividido em duas turmas que se alternam no curso com a Instrutora Carla Neves Morais que foi selecionada pelo SENAC, sendo inclusive concluinte do curso de Administração da FESP.
Durante o projeto os alunos e inclusive seus Pais irão realizar também os cursos de informática do Centro Vocacional Tecnológico da FESP que permitira contribuir com a formação dos Jovens Aprendizes.