quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jovem Aprendiz



Programa Jovem Aprendiz
Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.
Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes.
Em Passos, diversas médias e grandes empresas já foram mobilizadas para o programa. Em Passos será oferecido o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos com inicio em setembro de 2012 e término em setembro de 2013.  No início de agosto foi realizada a entrega da documentação para validação da reserva realizadas no sistema (guias) junto com cópia das guias de GPS,GFIP e SEFIP (relação de empregados) referente aos dois últimos meses. Ainda no mês de agosto as empresas deverão inscrever os jovens selecionados em suas respectivas vagas já  reservadas.

Visita a FESP
Visando dirimir dúvidas uma equipe do Senac formada pelos representantes da Regional de Guaxupé , Alexandre Roberto de Carvalho (Diretor da Escola de formação profissional), Patrícia Poloniato e Ana Carolina Silva,estiveram presentes na FESP e reuniram com cerca de 50 empresários de Passos, onde foram feitos os esclarecimentos. Através de parceria com a Fundação de Ensino Superior de Passos, Centro Vocacional Tecnológico e Senac as atividades  em Passos serão
iniciadas no dia 10 de setembro com o inicio do curso para os Jovens Aprendizes. Durante um ano os alunos receberão treinamento semanalmente alternando os períodos de curso e atividades nas empresas.
A carga horária do programa Jovem Aprendiz é definida com uma jornada de trabalho mínima de 25 (vinte e cinco) horas semanais, distribuídas conforme cronograma de ano letivo em semanas alternadas, ou seja, na semana que o aprendiz estiver no Senac, ele fará 25h e na semana seguinte, na empresa, o aprendiz fará 25h e o cronograma de prática profissional da empresa durante o período do curso será cumprida conforme carga horária constante do programa de aprendizagem.  Pela proposta o curso terá o apoio do Centro Vocacional Tecnológico da  FESP, sendo oferecido por parte do CVT  de forma complementar aos alunos os cursos na modalidade EAD  nas áreas de informática, cidadania, meio ambiente e primeiro emprego.
Para maiores informações, o contato pode ser realizado com o  SENAC Guaxupé pelo Telefone: (35) 3551:7209 no horário de atendimento, ou para informações preliminares o contato pode ser feito com o CVT através do email passos@cvt.mg.gov.br.


 
Representantes do SENAC frente a "Banca da Honestidade"