sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Instituições recebem computadores


A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) adquiriu no mês de julho 100 novos computadores de última geração para equipar diversos laboratórios da instituição.  As máquinas trocadas estão sendo destinadas para instituições que promovem ações de inclusão digital, por meio de contrato de comodato. 
No início de agosto o Presidente do Conselho Curador da FESP, Professor Fabio Pimenta Esper Kallas, recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cássia, Sebastião Gonçalves e outros representantes para assinar o contrato. O Sindicato foi a primeira instituição a receber o total de 10 máquinas. Na tarde da última quarta-feira (22), a FESP recebeu representantes do Presídio de Passos, entre eles a Diretora de Atendimento e Ressocialização, Nágila Medeiros Couto e a Coordenadora de Ensino e Profissionalização, Kátia Pereira. O Presídio de Passos também recebeu 10 máquinas.
Entre os contratos e parcerias para o uso das máquinas, a FESP atendeu ainda a Associação Reintegrar com uma máquina que será utilizada pela representante Kátia Regina Carlos Cuencas e a Associação Sagrada Família que recebeu um computador para a Casa de Triagem, recém inaugurada.
A ideia é oferecer nestas instituições cursos do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) da FESP. A substituição das máquinas faz parte do programa de revitalização dos equipamentos da FESP. “Os alunos precisam ter equipamentos de qualidade e que acompanhem a evolução tecnológica e por isso as manutenções e substituições dos equipamentos são constantes. Como uma Instituição de Ensino Superior, a FESP cumpre a responsabilidade social. Sendo assim, a escolha por oferecer os computadores em regime de comodato a instituições sérias de Passos e região coloca a FESP com a sua missão de se envolver com as demandas da comunidade regional. O uso dos computadores trará muitos benefícios para as instituições contempladas, pois sabemos que também atuam com os mesmos princípios de nossa fundação”, explicou Fabio Kallas.
Antes de serem passadas às instituições, as máquinas foram submetidas à revisão técnica, foram limpas e formatadas pelo Setor de Manutenção de Informática da FESP, sob a responsabilidade do técnico Luide Souza. O coordenador do Departamento de Informática da FESP, Anderson Souza, destacou que as máquinas passaram por triagem, separando as melhores e ainda foram preparadas para aulas de computação básica. “O departamento também cuidou das instruções e apoio quanto à estrutura necessária para montagem, cursos e outros”, disse Anderson.
O coordenador do Departamento Jurídico da FESP, Halisson Rosa, lembrou que a concessão foi feita em regime de comodato, pois pelo fato da FESP ser considerada uma Fundação, os bens patrimoniais não podem ser doados. “É um empréstimo regulamentado por contrato. A FESP valendo de sua responsabilidade educacional e social pode ceder por meio de empréstimo (comodato) por prazo indeterminado”, comentou Halisson.
Satisfeita com a parceria, a Diretora de Atendimento e Ressocialização do Presídio de Passos, Nágila Medeiros Couto, destacou a grande relevância da oferta dos computadores pela FESP mostrando que o contrato irá possibilitar a criação de um laboratório de informática destinada aos presos que estão devidamente matriculados na escola do presídio. “A escola do presídio conta hoje com 12 alunos no Ensino Médio, 14 no Ensino fundamental (5ª à 8ª série) e 8 alunos na alfabetização (anos iniciais). Precisamos agora promover a parceria para que possamos conseguir um professor de informática e também oferecer os cursos do CVT”, frisou Nágila.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cássia também ressaltou a importância do recebimento dos computadores. “Poderemos fortalecer ainda mais o nosso trabalho com a classe rural. Os computadores serão utilizados para cursos de informática para os filhos e para os próprios trabalhadores rurais, promovendo o contato com a tecnologia da informação eletrônica”, disse Sebastião Gonçalves.~