segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Massagem shantala - uma experiencia no CVT

A massgem Shantala  ficou conhecida no Ocidente durante a década de 1970, quando o obstetra francês Frédérick Leboyer passeava pelas ruas de Calcutá, na Índia, e viu uma moça paraplégica, que se chamava Shantala, massageando seu filho. Ele ficou encantado com o ritual de harmonia e ternura entre os dois e voltou ao local onde ela estava por vários dias para fotografar a sequência de movimentos. Ao retornar à França, o médico publicou o livro Shantala: Uma Arte Tradicional, Massagem para Bebês.
Assim o assunto chegou ao CVT de Passos e aos demais CVTs participantes. Participaram da nossa videoconferência 34 CVTs. O projeto de palestras por Videconferência faz parte do projeto CVT e a Saúde, proposto para a central de projetos da SECTES, inclusive utilizando a metodologia do TEVeP.

O palestrante do dia foi a profa. Nilzemar Ribeiro, professora do curso de enfermagem e a Jornalista Luciana Ricardino como interlocutora. 
Para a coordenação do CVT de Passos, esta tem sido uma experiência gratificante, pois permite utilizar a expertise da gestora FESP  que é produzir conhecimento e difundi-lo pela rede CVT. Esta experiência de produzir videoconferências já havia sitdo realizada em 2010, porém em 2011 ela ganhou força com a produção de videos semanais.

As videoconferências são divididas em três partes, na primeira ocorre a exibição de uma matéria gravada, em seguida uma entrevista ao vivo e a terceira parte abre-se para a sessão de perguntas dos CVTs.