terça-feira, 24 de julho de 2012

Confeccionistas traçam plano de 5 anos


Um grupo de 20 empresários do ramo confeccionista, associados à Associação Passense das Indústrias de Confecção (Apicon), reuniu-se nos dias 19, 20 e 21 de julho para elaborar o planejamento estratégico do setor. O objetivo foi estipular metas a serem alcançadas em cinco anos pela entidade, sendo elaboradas a missão, visão, vantagens competitivas e valores, monitorados por especialistas do projeto Rede de Inovação Tecnológica (RIT) da Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos).

Segundo a coordenadora do projeto RIT, Marisa da Silva Lemos, a ideia é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor confeccionista de Passos. “Dentro desta proposta nós temos várias ações, e o planejamento estratégico é uma delas, fazendo com que a Apicon estruture o APL de confecção, por ela ser um dos pilares de sustentação do arranjo”, explica.

A metodologia aplicada para implementação do planejamento estratégico foi embasada no modelo Balanced Score Card (BSC), tendo como principais tópicos a criação da missão, visão, vantagens competitivas, propostas de valor, objetivos estratégicos, metas e por fim os projetos a serem implementados, relata Marisa.

Os temas que irão nortear os projetos de crescimento e fortalecimento do setor são: sustentabilidade financeira da instituição; crescimento dos negócios dos associados; instituição reconhecida e acreditada; desenvolvimento socioeconômico do setor; e desenvolvimento do polo inovador confeccionista e atacadista de moda. “A partir dos temas é possível estipular objetivos para serem executados através de projetos estratégicos, buscando melhorias para o setor”, explica o professor Cesar Aquino.