quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Engenharia e a Fiscalização de Obras



Foi realizada no último dia 10 de maio a videoconferência Fiscalização de Obras pelos Municípios, realizada pelo professor Sidney Ramos Borges da Faculdade de Engenharia de Passos. No ano de 2013 foi lançado o projeto UAITEC/CVT e a Engenharia cujo objetivo é discutir a Engenharia Civil e sua atuação em especial nas demandas que surgem nos municípios sob área de influência da rede CVT/UAITEC do Estado de Minas Gerais.

As videoconferências tem sido realizadas as sextas feiras e nesta semana o tema foi a Fiscalização de Obras particulares e públicas. Com o ingresso de novas equipes de secretários municipais e a mudança de fiscais de obras nos municípios pode-se criar uma indefinição quanto  a fiscalização das obras particulares e públicas. A Videoconferência propôs uma discussão sobre as formas de condução das fiscalizações, aprovação de projetos e verificação de obras de risco.

Para o coordenador da UAITEC de Passos, Prof. José de Paula Silva, a realização das videoconferências vem de encontro com um dos objetivos dos CVT/Uaitec que é permitir a capacitação profissional e discutir os problemas que envolvem os municípios de Minas Gerais.

Aproveitando-se da capilaridade do CVT/Uaitec, muita das quais providas por prefeituras de Minas Gerais  o projeto busca a cooperação entre universidade e empresas e prefeituras revelando-se o envolvimento e o compromisso em contribuir ativamente na busca de soluções para problemas ambientais e de infra-estrutura.
Por outro lado o aluno pode vivenciar e aplicar todo o seu conhecimento na busca de soluções reais e aplicadas, podendo contribuir, com o seu conhecimento, de forma definitiva com a sociedade 

Participação
Diversos municípios participaram de forma ativa da videoconferência e em muitos deles compareceram os secretários municipais de Obras e diversos questionamentos surgiram provenientes de cidades como Nanuque, Pedra Azul, Pouso Alegre, Montalvãnia, Monte Carmelo, Salinas, Curvelo, Caeté entre outros.

A unidade do CVT de Passos esta em funcionamento há 4 anos e possui uma estrutura importante de Videoconferência, hoje dotada de 2 equipamentos de videoconferência High Definition conectados a rede por fibra ótica, com duas salas de videoconferência e 50 lugares disponíveis
A experiência do CVT de Passos em coordenar projetos que envolvam a realização de videoconferências já foi demonstrada em 2011 com a realização de um projeto que levou a rede uma série de videoconferências na área de saúde.